Costa Gomes: O Último Marechal

PDF Grátis Temas da Responsabilidade Civil, Vol. I - Indemnização do Dano da Privação do Uso


PDF Grátis Temas da Responsabilidade Civil, Vol. I - Indemnização do Dano da Privação do Uso

AvaliaçãoAvaliação
Título do livroTemas da Responsabilidade Civil, Vol. I - Indemnização do Dano da Privação do Uso
LínguaPortuguês
ISBN978-9724031569
Formatos disponíveisPDF, EPUB, CHM, DOC, iBOOKS, MS WORD
Tamanho do arquivo18.79Mb
Número de páginas280
Data de lançamento2007/06/19
Já baixou6008

Baixar livro Leia online

Download em progresso

Por favor, espere...

0%

verificando arquivos quanto à disponibilidade

Temas da Responsabilidade Civil, Vol. I - Indemnização do Dano da Privação do Uso

Baixar livro PDF Leia online Baixar livro EPUB Baixar livro TORRENT Baixar livro MOBI
Baixar livro

Ao baixar um livro gratuitamente em nosso site, você confirma que não utilizará os materiais das versões eletrônicas dos livros para fins comerciais.

Baixar livro PDF

Temas da Responsabilidade Civil, Vol. I - Indemnização do Dano da Privação do Uso: Descrição do Livro

Aquele que é injustamente privado do uso de um bem que lhe pertence (veículo automóvel, prédio urbano, terreno, etc.) tem, só por isso, o direito de ser indemnizado?

A resposta imediata e intuitiva é afirmativa. Mas, até data bem recente, os Tribunais faziam-na depender, em geral, da prova da existência de danos efectivos, o que frequentemente redundava na improcedência da acção.
Em anteriores edições alinharam-se argumentos em sentido contrário, a que se foram anexando acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça e das Relações que trilharam o mesmo caminho, elementos que são actualizados nesta 3.ª edição.

Firmando-se cada vez mais uma interpretação em que os textos legais são abordados também na sua dimensão racional ou sistemática, encontra-se restabelecida, relativamente àquela questão, a desejada união entre Direito e a Justiça.


Nota Prévia à 3.ª Edição


Na l.ª edição de "Indemnização do Dano da Privação do Uso", à laia de introdução, deixei expresso o seguinte:

"Quotidianamente ocorrem eventos de que resulta para o interessado a privação temporária do gozo e fruição de um bem que lhe pertence ou sobre o qual tem o poder de fruição.

As situações mais frequentes emergem de factos ilícitos ocorridos no âmbito de acidentes de viação. Porém, ainda que em menor número, a indisponibilidade pode resultar ainda de outras situações, designadamente do incumprimento de obrigações de natureza contratual, como ocorre quando a realização de uma escritura pública é outorgada em data posterior à acordada no contrato-promessa ou quando, na decorrência de um contrato de compra e venda, o vendedor recusa entregar a coisa ao comprador.
Nestas e noutras situações que revelam o incumprimento de deveres legalmente impostos ou contratualmente assumidos, verifica-se que o interessado acaba por ficar privado durante um determinado período de tempo da titularidade, da posse ou da fruição de um bem, sendo pertinente questionar se dessa ilegítima privação resultará a obrigação de ressarcir o credor ou o lesado ou se, ao invés, este carece de comprovar inevitavelmente a existência de prejuízos concretos.

O direito positivo não responde de forma clara e inequívoca à questão suscitada.

De um lado e de outro, da doutrina e da jurisprudência, de modo esparso e com ténue argumentação, surgem opiniões diversificadas. Mas creio que a negação generalizada e tabelar do direito de indemnização com dificuldade consegue disfarçar a injustiça dos resultados que se constata quando as mencionadas situações são transportadas para o campo do direito judiciário.
A suposta dependência do direito de indemnização da existência comprovada de perdas patrimoniais decorrentes da privação do uso apenas na aparência encontra no texto da lei algum apoio (quando se chama à colação a teoria da diferença), que afrouxa quando se procede a uma análise mais detalhada e se convocam outros preceitos ou valores que o intérprete não pode dispensar. Muitas das decisões judiciais que pura e simplesmente têm desqualificado a mera privação do uso como dano autónomo de natureza patrimonial acabam por revelar a desconsideração de outros elementos ou a falta de ponderação de outros factores relevantes.

Também não me satisfaz o simples diktat, desacompanhado de uma consistente argumentação jurídica. E não me conformo com a quase total ausência de discussão de um problema que, com tanta frequência, surge na vida real.

Recuso igualmente a mera referenciação de teses jurídicas. Mesmo que assaltado pela dúvida, com as reservas de uma oportuna reponderação, se acaso surgirem convincentes argumentos em sentido oposto, não deixarei de assumir posição.

A divulgação destas notas pode, ao menos, provocar a discussão e activar outros argumentos, ainda que para divergir da solução que defendo. Também não se enjeita o alargamento da discussão, de modo a evitar o seguidismo acrílico de opiniões alheias."

Decorridos cerca de quatro anos, na 2.ª edição, em 2005, depois de assinalar que, na sua generalidade, a doutrina nacional continua alheia à questão, como se a mesma não merecesse atenção já a jurisprudência conhecida evidencia uma evolução positiva, tanto em termos quantitativos como qualitativos. De facto, tanto do Supremo Tribunal de Justiça como das Relações emanaram arestos nos quais a questão foi expressamente abordada, observando-se até uma quase unanimidade em redor da afirmação da ressarcibilidade do dano da privação do uso, mesmo quando, nos casos mais problemáticos, não é feita prova da concreta existência de prejuízos imputáveis a tal privação.

Tal tendência mantém-se, aliás, corroborada pela doutrina mais recente. Ainda assim, assinalam-se nesta 3.ª edição alguns (poucos) acórdãos em sentido diverso e que, no meu modesto entender, não se revestem de força argumentativa bastante para rebater os argumentos de ordem sistemática e racional, ou extraídos do direito comparado, em benefício da tese afirmativa.
De todo o modo, aberto o salutar campo da discussão, cumprido está um dos outros objectivos projectados aquando da 1a edição deste trabalho: pugnar pelo aperfeiçoamento e aprofundamento da prática judiciária na área do direito civil, procurando estabelecer "pontes" entre a mera discussão doutrinal de questões jurídicas e a resolução judiciária dos conflitos de interesses.

Lisboa, Abril de 2007

António Santos Abrantes Geraldes


Índice


1. Introdução

2. Quadro normativo fundamental relativo ao ressarcimento da privação do uso

3. Não se preocupe, nós os conhecemos e os listaremos e explicaremos um por um. Embora você já conheça alguma página para fazer o download Temas da Responsabilidade Civil, Vol. I - Indemnização do Dano da Privação do Uso livro grátis, certamente podemos lhe trazer novidades novas e interessantes. Como gostamos de fazer as coisas bem e de fornecer as melhores informações para que o leitor se sinta à vontade, coletamos muitas informações, determinando assim que os sites que estamos prestes a expor através deste post são os melhores para muitos. razões, vamos ver Regulamentação legal de situações paralelas à da privação do uso

4. A privação do uso, em especial, de veículos decorrente de acidentes de viação

4. 1. Doutrina e jurisprudência estrangeiras

4. 2. Doutrina e jurisprudência nacionais

5. Posição assumida

6. Conclusão

7. Outras situações geradoras de privação do uso

Jurisprudência Temática

Bibliografia Principal

2020/01/29 07:56:06


Escolha a Melhor Edição de Temas da Responsabilidade Civil, Vol. I - Indemnização do Dano da Privação do Uso:

Temas da Responsabilidade Civil, Vol. I - Indemnização do Dano da Privação do Uso PDFAvaliaçãoDISPONÍVEL
Temas da Responsabilidade Civil, Vol. I - Indemnização do Dano da Privação do Uso EPUBAvaliaçãoDISPONÍVEL
Temas da Responsabilidade Civil, Vol. I - Indemnização do Dano da Privação do Uso CHMAvaliaçãoDISPONÍVEL
Temas da Responsabilidade Civil, Vol. I - Indemnização do Dano da Privação do Uso DOCAvaliaçãoDISPONÍVEL
Temas da Responsabilidade Civil, Vol. I - Indemnização do Dano da Privação do Uso iBOOKSAvaliaçãoDISPONÍVEL
Temas da Responsabilidade Civil, Vol. I - Indemnização do Dano da Privação do Uso MS WORDAvaliaçãoDISPONÍVEL

Como Baixar Temas da Responsabilidade Civil, Vol. I - Indemnização do Dano da Privação do Uso?

1

Registre-se gratuitamente por 14 dias
Conta de Avaliação

1

Faça o download de quantos livros quiser (Uso pessoal)

1

Sem compromisso,
cancele a qualquer momento


TEMPO LIMITADO DE OFERTA

INICIAR SUA CONTA GRATUITA Para acessar a Biblioteca de Livros.
Obtenha seus EBooks favoritos incluem PDF, ePub e Kindle.

INSCREVA-SE HOJE GRATUITAMENTE!

Relacionado

Causalidade, Dano E Prova - A Incerteza Na Responsabilidade Civil

A Ciência, a Filosofia e também a Lei vêm mostrando que as decisões são tomadas com base num juízo de probabilidade.A probabilidade assume tal...

Responsabilidade Civil do Estado Legislador

"A autora discorre com muita propriedade sobre a relação dos agentes públicos (inclusive legislativos) com o Estado sobre a responsabilização do...

Ilegalidade Externa do Acto Administrativo e Responsabilidade Civil da Administração

Da introdução"A questão que nos propomos tratar é a seguinte: poderá a prática de um acto administrativo ferido de ilegalidade...

Responsabilidade Civil do Estado pelo Mau Funcionamento da Administração da Justiça

A presente dissertação debruça-se sobre três questões: (I) o fundamento jurídico da responsabilidade civil do Estado pelo mau funcionamento da...

Sobre a Responsabilidade Civil da Administração Tributária por Actos Ilegais

Nos últimos anos tem-se assistido a um considerável incrementoda actividade da Administração Tributária, que provocouum súbito aumento dos...

A Acção de Responsabilidade Civil por Omissão Legislativa e a Norma do N.º 5 do Art. 15.º da Lei 67/2007

O presente livro corresponde, salvo pontuais alterações, à dissertação de mestrado que, no âmbito do novo modelo de Bolonha, o seu Autor...

Vyzkoušejte nové barevné pracovní sešity Nakladatelství Fraus, které se skvěle hodí ke všem učebnicím fyziky pro 6. ročník ZŠ a VG. Ideální k...

Kniha Slovensko z neba Exclusive II. vydanie, je unikátna reprezentatívna kniha leteckých fotografií Slovenska. Nádherné, až dych vyrážajúce letecké...

Monografie Umělá inteligence z pohledu antidiskriminačního práva a GDPR se zabývá především riziky, která hrozí při rozhodování pomocí systémů umělé...

"Korálkování" se v poslední době stává čím dál populárnější. Občas různé návody na výrobu malých skleněných miniatur najdete na internetu nebo...

Hope Dunneová si vydobyla skvělou kariéru fotografky, ale zaplatila za ni zlomeným srdcem a osamělostí. Přesto je se svým životem spokojená. Nehledá...

Miliony kluků (ale i dívek) mají stejný cíl: hrát co nejlépe fotbal. Jejich snem je stát se profesionálními hráči.Ale jak to...

Krátke príbehy inšpirované životom a lekárskou praxou autora, ktorý nás pobaví hlavne na svoj účet. Príjemné oddychové čítanie, pri ktorom sa niekedy...

Publikácia sa zaoberá kardinálnym princípom slovenského trestného práva hmotného - nullum crimen sine culpa. V historickom priereze približuje...

Vyše 2000 receptov teplej a studenej kuchyne, vyskúšané a osvedčené návody a spôsoby na prípravu pokrmov v novej bohato ilustrovanej kuchárke.

Publikace je zaměřená především na problematiku soukromého poskytování veřejných statků. V této souvislosti je vysvětlen fenomén tzv. černého...

Ideálna kniha pre deti, ktoréchcú začať písať príbehy, ale nevedia ako na to.začali písať niekoľko...

Hlavní hrdina románu spisovatel Emilio Renzi pátrá po svém vzdáleném příbuzném a snaží se rozluštit hádanku, jakou historickou roli sehrál tajemník...

Autorka ve své druhé prozaické knize vypráví příběh mladé fotografky Hany, která na počátku sedmdesátých let v panice před hrozbou ústrků ze strany...

Útěky do svobodného světa s pomocí neobvyklých technických prostředků v letech 1949-1989.

Jako pohádka se mnohým může zdát příběh chlapce z Bohumína, pocházejícího z chudých poměrů, který to svou pílí a houževnatostí dotáhl až na jednoho z...

Na Havaji, tam se mají, mají rybu, nemá chybu, jako z ráje nádherná je, samé pruhy v barvách duhy – tento půvabný text a dalších 16 písniček...

Podrobná mapa v měřítku 1 : 50 000 (1 cm = 500 metrů) zobrazuje vedle základního obsahu (všechna sídla a jejich části, železnice, silnice,...

Co se to děje s Johankou? Nechce se jí vstávat, chodit do školy, kdeco poplete, s ničím není spokojená. Johanka má, jak se říká, hlavu v oblacích....

Připravili jsme inspirativní křížovky a osmisměrky, které vás provedou krásami naší země. Nejprve ji křížem krážem procestujete s tužkou v...

Jak by bylo všechno snadné, kdybychom měli pevnou vůli: naplnit všechny cíle by byla maličkost. Realita je však jiná: lidem je vlastní...

Děti milují hádanky a často je na rodičích loudí, pro všechny malé hadače, jejich rodiče a učitele proto přinášíme bohatě ilustrovanou knihu hádanek...

Milujeme je. Náš národní poklad, naši SPORTOVCI. A nyní jsou všichni pohromadě v luxusní knize fotografa Ondřeje Pýchy. Ondřej má za sebou hezkých...

Fascinujúca detektívka Vtedy v lese, ktorej autorkou je Tana Frenchová, držiteľka ocenenia Edgar Award je plná akcie, psychologických zápletiek a...

Livro PDF Gratuito Costa Gomes: O Último Marechal

Causalidade, Dano E Prova - A Incerteza Na Responsabilidade Civil Baixe O Epub Agora

A Ciência, a Filosofia e também a Lei vêm mostrando que as decisões são tomadas com base num juízo de probabilidade.A probabilidade assume tal...

Ebooks Responsabilidade Civil do Estado Legislador Baixar PDF

"A autora discorre com muita propriedade sobre a relação dos agentes públicos (inclusive legislativos) com o Estado sobre a responsabilização do...

Livro PDF Gratuito Ilegalidade Externa do Acto Administrativo e Responsabilidade Civil da Administração

Da introdução"A questão que nos propomos tratar é a seguinte: poderá a prática de um acto administrativo ferido de ilegalidade...

Responsabilidade Civil do Estado pelo Mau Funcionamento da Administração da Justiça PDF Baixar Grátis

A presente dissertação debruça-se sobre três questões: (I) o fundamento jurídico da responsabilidade civil do Estado pelo mau funcionamento da...

Ebooks Sobre a Responsabilidade Civil da Administração Tributária por Actos Ilegais Baixar Epub

Nos últimos anos tem-se assistido a um considerável incrementoda actividade da Administração Tributária, que provocouum súbito aumento dos...

Baixar Grátis A Acção de Responsabilidade Civil por Omissão Legislativa e a Norma do N.º 5 do Art. 15.º da Lei 67/2007 PDF

O presente livro corresponde, salvo pontuais alterações, à dissertação de mestrado que, no âmbito do novo modelo de Bolonha, o seu Autor...

Ebooks Das Custas, Multas e Indemnização Baixar Epub

Atualizado com a Lei n.º 7/2012, de 13 de Fevereiro Dec.-Lei n.º 126/2013, de 30 de AgostoAtualizado com a Lei n.º 41/2013, de 26 de...

Temas De Pedagogia PDF Baixar Grátis

Os organizadores e autores deste livro têm em comum a preocupação com a pedagogia como campo de estudos, de pesquisa e de formação. O que mobiliza...

Livro Epub Gratuito Temas Societários

Autores: J.M. Coutinho de Abreu | Ricardo Costa | Maria Ângela Coelho Bento Soares | Alexandre de Soveral Martins | Alexandre Mota Pinto...

Baixar Grátis De PDF Temas Laborais

Reúne-se neste livro um conjunto de textos de índole juslaboral que fomos escrevendo nos últimos tempos, boa parte dos quais incidindo sobre o...

All rights reserved | Inicio | Mapa do site | DMCA | Contatos